Prova mítica de todo-o-terreno arranca e termina em Buenos Aires num
percurso de 9200 quilómetros divididos por Argentina, Chile e Bolívia.
Será com 11 portugueses na linha de partida que arrancará a 37.ª
edição do Rali Dakar, a sétima em versão sul-americana, no dia 4 de
Janeiro de 2015. Com partida e chegada (no dia 17 de Janeiro) previstas
para Buenos Aires, a dura maratona de todo-o-terreno irá percorrer, ao
longo de 14 dias, perto de 9200 quilómetros (4600 dos quais
cronometrados para automóveis e motos) entre estradas, pistas e dunas,
distribuídas por Argentina, Chile e Bolívia. No total, estão inscritos
414 veículos, segundo anunciou nesta quarta-feira a organização da
prova, em Paris.
Nos carros, o veterano Carlos Sousa volta a ser o
português em destaque, ao volante de um Mitsubishi navegado por Paulo
Fiúza, numa edição que marca também o regresso de Ricardo Leal dos
Santos. Para além deste trio, participam ainda Filipe Gameiro e Vítor
Jesus, que serão navegadores do chileno Boris Garafulic (Mini) e do
argentino Nazareno Lopez (Toyota), respectivamente.
Entre as
novidades nos automóveis, destaca-se o regresso da Peugeot a uma
competição que já dominou entre 1987 e 1990, com quatro vitórias
repartidas entre a dupla finlandesa Ari Vatanen.
Juha Kankkunen. A
equipa francesa quer regressar ao topo e apostou forte num trio de
pilotos consagrados, que soma 17 títulos entre si, encabeçada pelo
francês Stéphane Peterhansel, que detém um recorde de 11 triunfos na
prova (entre motos e automóveis). Como companheiros de equipa terá o
também francês Cyril Despres, detentor de cinco vitórias nas motos, e o
espanhol Carlos Sainz, ex-campeão mundial de ralis e vencedor da edição
de 2010 do Dakar.
Uma aposta forte da Peugeot que pretende
interromper a hegemonia da Mini, que venceu as últimas três edições. A
marca alemã aposta na revalidação do título do espanhol Nani Roma, que
terá como colega de equipa o qatari Nasser Al-Attiyah.
A aposta
portuguesa será mais forte nas duas rodas, com as presenças de Hélder
Rodrigues (Honda), terceiro classificado em 2011 e 2012, Paulo Gonçalves
(Honda), Ruben Faria (KTM) e Mário Patrão (Suzuki). O espanhol Marc
Coma (KTM) surge como um dos principais favoritos e irá defender o
título conquistado na última edição, com o seu compatriota Joan Barreda
(Honda) e o francês Olivier Pain (Yamaha) a surgirem também entre os
principais favoritos este ano, numa lista que inclui ainda os dois
portugueses da Honda.
Nos camiões, a representação portuguesa
estará a cargo de Pedro Velosa (Iveco) e José Martins (Renault), numa
categoria em que o russo Andrey Karginov (Kamaz) parte com o estatuto de
campeão em título.
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