Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Onze portugueses na aventura de 2015 do Dakar

Prova mítica de todo-o-terreno arranca e termina em Buenos Aires num percurso de 9200 quilómetros divididos por Argentina, Chile e Bolívia.
Será com 11 portugueses na linha de partida que arrancará a 37.ª edição do Rali Dakar, a sétima em versão sul-americana, no dia 4 de Janeiro de 2015. Com partida e chegada (no dia 17 de Janeiro) previstas para Buenos Aires, a dura maratona de todo-o-terreno irá percorrer, ao longo de 14 dias, perto de 9200 quilómetros (4600 dos quais cronometrados para automóveis e motos) entre estradas, pistas e dunas, distribuídas por Argentina, Chile e Bolívia. No total, estão inscritos 414 veículos, segundo anunciou nesta quarta-feira a organização da prova, em Paris.
Nos carros, o veterano Carlos Sousa volta a ser o português em destaque, ao volante de um Mitsubishi navegado por Paulo Fiúza, numa edição que marca também o regresso de Ricardo Leal dos Santos. Para além deste trio, participam ainda Filipe Gameiro e Vítor Jesus, que serão navegadores do chileno Boris Garafulic (Mini) e do argentino Nazareno Lopez (Toyota), respectivamente.
Entre as novidades nos automóveis, destaca-se o regresso da Peugeot a uma competição que já dominou entre 1987 e 1990, com quatro vitórias repartidas entre a dupla finlandesa Ari Vatanen.
Juha Kankkunen. A equipa francesa quer regressar ao topo e apostou forte num trio de pilotos consagrados, que soma 17 títulos entre si, encabeçada pelo francês Stéphane Peterhansel, que detém um recorde de 11 triunfos na prova (entre motos e automóveis). Como companheiros de equipa terá o também francês Cyril Despres, detentor de cinco vitórias nas motos, e o espanhol Carlos Sainz, ex-campeão mundial de ralis e vencedor da edição de 2010 do Dakar.
Uma aposta forte da Peugeot que pretende interromper a hegemonia da Mini, que venceu as últimas três edições. A marca alemã aposta na revalidação do título do espanhol Nani Roma, que terá como colega de equipa o qatari Nasser Al-Attiyah.
A aposta portuguesa será mais forte nas duas rodas, com as presenças de Hélder Rodrigues (Honda), terceiro classificado em 2011 e 2012, Paulo Gonçalves (Honda), Ruben Faria (KTM) e Mário Patrão (Suzuki). O espanhol Marc Coma (KTM) surge como um dos principais favoritos e irá defender o título conquistado na última edição, com o seu compatriota Joan Barreda (Honda) e o francês Olivier Pain (Yamaha) a surgirem também entre os principais favoritos este ano, numa lista que inclui ainda os dois portugueses da Honda.
Nos camiões, a representação portuguesa estará a cargo de Pedro Velosa (Iveco) e José Martins (Renault), numa categoria em que o russo Andrey Karginov (Kamaz) parte com o estatuto de campeão em título.


Sem comentários: