Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Montepio apoia Contentor 13, novo programa com estreia em janeiro 2015

“Contentor 13” é o novo programa de televisão semanal que conta com o patrocínio do Montepio. Com estreia marcada para o próximo dia 8 de janeiro de 2015 pretende levar o espetador numa viagem ao mundo literário falado em português. A exibição será semanal nos canais RTP 2 e RTP Internacional.

Criado, desenvolvido e produzido a partir de um dos contentores do Village Underground Lisboa, por Pedro Miguel Rocha – um dos seus residentes e também escritor –, este programa irá contar com 13 episódios, nos quais se pretende revelar, não só o percurso profissional dos seus entrevistados, neste caso escritores portugueses, mas também o seu lado mais pessoal desconhecido. Numa primeira parte, o autor entrevistado falará do seu percurso enquanto escritor, sobre as suas obras, processo criativo, personagens e projetos literários, e num segundo momento abordará aspetos da sua vida pessoal, nomeadamente os seus hábitos, interesses e influências.

Valter Hugo Mãe, João Tordo, Rui Zink, Lídia Jorge são alguns dos nomes de escritores que poderá conhecer melhor pelas suas palavras, mas também pelos depoimentos de amigos e familiares próximos que aceitaram ser entrevistados.

Um novo programa que promete revelar o melhor da literatura portuguesa, com irreverência e humanismo.


Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Programa Montepio Incentivo Superior já tem instituições finalistas

O Programa Montepio Incentivo Superior tem como principal objetivo apoiar os estudantes que manifestam dificuldades em suportar os custos de frequência do ensino superior, nomeadamente as despesas com propinas, alojamento, alimentação e material escolar.

O apoio da Fundação Montepio, no valor total de 30.000 €, permitirão reforçar os fundos de apoio social das universidades, beneficiando cerca de 90 estudantes do ensino superior.

Da análise das candidaturas recebidas resultou a seleção das seguintes instituições finalistas:

Universidade da Beira Interior
Universidade de Coimbra
Universidade do Algarve
Universidade de Évora

A Fundação Montepio contribui assim para a diminuição das situações de insucesso do percurso formativo e de abandono escolar precoce, por razões socioeconómicas. 

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionai

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Montepio adquire participação no Banco Terra, SA - Moçambique

Nos termos do artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) informou, esta tarde, que, na sequência da deliberação tomada na Assembleia Geral Extraordinária da CEMG, realizada a 30 de julho de 2013, e nos termos e condições acordados no Joint Venture Agreement e no Share Subscription Agreement, assinados a 25 de setembro de 2013 entre, por um lado, a sua participada Montepio Holding, SGPS, SA, e o Rabo Development Bank, BV, o Norwegian Investment Fund for Developing Countries, o GAPI SI, SA, e o Banco Terra, SA, por outro, finalizou, a 2 de dezembro de 2014, através da sua participada Montepio Holding, SGPS, SA, todos os atos juridicamente necessários à aquisição de 44,537% do capital social do Banco Terra, instituição financeira de direito moçambicano.
Após esta aquisição, a Montepio Holding, SGPS, SA passa a deter a mesma participação no Banco Terra, SA que o Rabo Development Bank, BV, ficando os acionistas Norwegian Investment Fund for Developing Countries e o GAPI SI, SA com participações de 8,409% e 2,517%, respetivamente.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Exposição “Almeida Garrett – A Viagem e o Património”

Por ocasião dos 160 anos da morte do escritor Almeida Garrett, o Panteão Nacional evoca uma das mais brilhantes personalidades nacionais, que aí se encontra presente, através da exposição “Almeida Garrett - A Viagem e o Património”, que estará patente no novo espaço expositivo do monumento, de 18 de dezembro de 2014 a 19 de abril de 2015.

A Associação Portuguesa de Bancos lança Campanha de Natal de Segurança Interbancária para 2014

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) chama a atenção para as boas práticas de segurança na época natalícia, altura em que se recorre, com maior frequência à Internet.
Conheça as sugestões de segurança online da APB, reveja situações de risco e saiba quais as principais regras de segurança que deve adotar para que o seu Natal e Ano Novo sejam realmente uma Festa.


Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais


sábado, 13 de dezembro de 2014

MONTEPIO - “Árvore de Natal Solidária” no Terreiro do Paço- 2014

Este ano o Montepio assinala a época natalícia com a participação numa iniciativa inovadora: a «Árvore de Natal Solidária», instalada em pleno Terreiro do Paço, em Lisboa.

A ação, que surgiu em virtude das várias parcerias que o Montepio tem com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e que decorre até ao dia 7 de janeiro de 2015, consiste num sistema de angariação de donativos através da ligação de luzes à árvore de Natal, sendo que por cada donativo recebido a árvore vai acendendo as luzes.

Este moedeiro recebe moedas de 1 Euro e 2 Euros e acende uma luz ou duas luzes, respetivamente, por cada donativo. Quando o painel de luzes do moedeiro está completo, uma luz brilha na árvore de Natal solidária.

Os donativos angariados revertem integralmente para a Cáritas Portuguesa, em especial para o “Programa Prioridade às Crianças”.

Assim, em nome das boas parcerias com a CML e com a Cáritas, e por esta ação se enquadrar nos valores da solidariedade e da entreajuda tão representativos da Instituição, o Montepio aceitou o convite e associou-se a esta iniciativa assegurando a recolha, transporte e depósito de valores na conta da Cáritas Portuguesa.

Paralelamente, aproveitou-se a oportunidade para marcar a presença da marca no local construindo a frente do porco-mealheiro, semelhante à imagem que se encontra presente nos balcões e que nos remete para o universo da poupança.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

Montepio apoia Francisco Lufinha em Kitesurf - Dezembro 2014


Francisco Lufinha, superatleta de kitesurf, voltou a desafiar os limites ao realizar a travessia entre as Ilhas Selvagens e o Funchal, com o patrocínio do MONTEPIO.

Às 06h00 do dia 9 de dezembro Francisco Lufinha partiu das Ilhas Selvagens, e por volta das 09h00 já tinha percorrido mais de 70 milhas náuticas, conseguindo manter uma boa velocidade na navegação.

Já próximo do final, perto das Ilhas Desertas, o atleta foi confrontado com algumas dificuldades devido a canais de vento e correntes fortes numa altura em que o desportista já se encontrava cansado. No entanto, a sua persistência e preparação física tornaram possível o sucesso da iniciativa. Assim, por volta das 18h00 e após percorrer 160 milhas naúticas, em cerca de 12 horas e 15 minutos em alto mar, sem paragens para descanso, foi recebido em ambiente de festa por centenas de apoiantes que, entusiasmados, se encontravam no Cais da Cidade, no Funchal.
“Consegui!!!!”, escreveu o atleta na sua página de Facebook ao chegar à capital da Região Autónoma da Madeira. Durante a travessia, a localização de Francisco poderia ser acompanhada através das redes sociais, onde eram partilhadas informações atualizadas sobre o desafio.
Muitos Parabéns Francisco!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

José Luiz Tavares - “CORAÇÃO DE LAVA”

Terrível coincidência esta, o lançamento do livro do José Luiz Tavares, “CORAÇÃO DE LAVA”, em plena erupção do vulcão a que é dedicado, com fotos do Duarte Belo (a segunda parceria desta dupla).


Ver também aqui, +poemas e +fotografias:
 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Montepio reeleito para a presidência do GRACE até 2017

Os novos Órgãos Sociais do GRACE foram eleitos, em Assembleia Geral Ordinária, nas instalações do associado Euronext Lisboa, para o triénio 2015/2017.
A segunda e última Assembleia Geral Ordinária do Grace 2014, realizada a 27 de novembro, nas instalações do associado Euronext Lisboa, resultou na aprovação do Montepio para a presidência para o triénio 2015/2017.
Paula Guimarães, Presidente do GRACE, em representação do Montepio, felicitou os presentes dando nota da entrada de 29 associados no ano em curso, motivo de aplauso geral dos presentes, após a qual apresentou a proposta do plano de atividades para 2015. As linhas de orientação estratégica apresentadas assentam em 5 pontos-chave, entre os quais: sensibilizar, partilhar, refletir, cooperar e avaliar.
Passando ao ponto 2 da Ordem de Trabalhos, Paula Guimarães apresentou a composição da Lista A, candidata aos Órgãos Sociais do GRACE para o triénio 2015/2017, realçando a necessidade de alargamento da composição da Direção a 11 membros efetivos, conforme permitido pelos Estatutos, por forma a fazer face ao incremento da massa associativa e garantir o cumprimento dos objetivos propostos.
Após apresentação dos compromissos assumidos pela lista candidata para o próximo triénio, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral submeteu esta candidatura a votação, a qual mereceu aprovação, por unanimidade, e uma salva de palmas pela coragem demonstrada.
Para informações adicionais referentes à composição dos novos Órgãos Sociais e Linhas de Orientação Estratégica para o triénio 2015/2017, consulte www.grace.pt.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Debate "Da instabilidade bancária ao risco do colapso?" 03.12.2014 - Auditório MONTEPIO

O Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais realiza no próximo dia 3 de dezembro, às 18h30, no Auditório do Montepio em Lisboa a apresentação do livro A economia política do retrocesso. Crise, causas e objetivos.
Intervirão na sessão, que será também de debate em torno da interrogação “Da instabilidade bancária ao risco de colapso?” Miguel Cadilhe, Nuno Teles, José Reis e António Tomás Correia.
Para mais informações, consulte aqui. 
Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

terça-feira, 25 de novembro de 2014

LIGA CABO-VERDIANA DOS AMIGOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

LIGA CABO-VERDIANA DOS AMIGOS DA
LÍNGUA PORTUGUESA

Preâmbulo

Tendo em atenção o peso histórico e social da LP em Cabo Verde, como primeira língua que se ouviu falar neste Arquipélago, (séc. XV) e como língua que serviu de matriz principal à formação do crioulo cabo-verdiano;
Tomando em linha de conta o facto de a Língua portuguesa ser a língua veicular do ensino e da instrução pública e privada do País com séculos de existência, com reconhecida validade enquanto presença constante e garantida em todos os patamares e níveis de escolaridade nacional;

Tendo sempre presente que a Língua portuguesa é a língua/testemunha de quase toda a documentação escrita histórica, social e cultural que atesta e narra o percurso das ilhas desde o seu achamento em 1460, até aos nossos dias;

Tendo em linha de conta que a Língua portuguesa é para nós, a língua de comunicação internacional, nomeadamente na nossa ligação com falantes dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa);

Estando ciente de que o falante cabo-verdiano que caminha para o bilinguismo funcional, deverá sentir-se orgulhoso em possuir nestas ilhas, um veículo linguístico vetusto, rico e bem apetrechado a todos os níveis; um valioso instrumento veicular para todas e quaisquer situações elocutórias, quer sejam elas coloquiais, informais e/ou formais, quer sejam de natureza técnico-científica, académica e pedagógica, quer ainda cultural;

Considerando o prestígio da língua portuguesa entre nós pela sua antiguidade e pela sua importância como principal obreira na nossa evolução cultural e académica;
Considerada ainda, como a mais importante fonte actual, para o enriquecimento etimológico, vocabular e sintáctico da já denominada e reconhecida Língua cabo-verdiana;
Reconhecendo a Língua portuguesa como pilar da sustentabilidade e de ligação entre os países de CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e reconhecendo também a mestiçagem deste idioma que engloba vocábulos dos diferentes povos que o falam e com eles partilha e dá a conhecer a diversidade cultural de que os mesmos se compõem;

Considerando finalmente, que a Língua Portuguesa é património cabo-verdiano e como tal deve ser estimada e preservada entre nós;

 Nestes termos:

É criada a Liga Cabo-verdiana dos Amigos da Língua Portuguesa, adiante designada abreviadamente por LICALP com as seguintes clausulas:

Cláusula 1
Definição, objectivos e perfil de membro

1.     A LICALP, é uma associação civil, apolítica, sem fins lucrativos, composta de membros, homens e mulheres, que possuem como valor e gosto comuns, o facto de prezarem em fazer uso corrente da Língua portuguesa – falando-a e escrevendo-a – enquanto importante meio de comunicação, língua viva, afectiva e de cultura.
2.     A LICALP tem por objectivo primordial a preservação, a difusão e a expansão oral e escrita da Língua portuguesa entre os falantes cabo-verdianos.
3.     O membro da LICALP distingue-se pela sua contribuição e reivindicação por maior difusão do português, entre os falantes cabo-verdianos de todas as idades, numa perspectiva inter-geracional e com o objectivo de que este veículo de comunicação seja considerado sem reservas, património de Cabo Verde e uma riqueza linguística com parâmetros afectivos, culturais e históricos, possuidora de uma incontornável valência técnica/científica que deve ser mantida e cuidada nestas ilhas.
4.     A defesa da expansão da língua portuguesa entre nós, quer sob a forma oral, quer sob a forma escrita, quer ainda sob a forma formal/coloquial, é o requisito indispensável e exigível para o perfil e a para a condição de membro e a sua contribuição primeira à Liga Cabo-verdiana dos Amigos da Língua Portuguesa.
5.     Outro requisito exigido para se pertencer à liga dos Amigos da Língua Portuguesa é que o membro da Liga seja de facto, em juízo e de livre escolha, um dinamizador actuante, um defensor atento, através do seu próprio exemplo, da sua prática oral e escrita, e da sua dedicação, à persecução da continuidade, da permanência, em suma, da existência viva e visível da língua portuguesa em Cabo Verde, a par da língua cabo-verdiana, o crioulo, seu descendente directo

Cláusula 2
Actividades e emblema

1.     A Liga pretende contribuir, de forma voluntária e benévola, através de actividades que se revestirão de formas diversas, e em qualquer local do País para a preservação e para a expansão da língua portuguesa entre nós; para que a sua oralidade não pereça em Cabo Verde e para que a sua escrita seja estimada, estudada e cuidada.
2.     Para tal, e como já referido, a LICALP, dinamizará junto dos falantes cabo-verdianos actividades – através do serviço público dos média nacionais (Jornais, Rádio e Televisão e em rede digital) – que se podem revestir de carácter didáctico e lúdico e todas igualmente conducentes à apetência para a boa prática da oralidade e da escrita da Língua portuguesa.

Cláusula 3ª
Lema

1.     O emblema simbólico da Liga é: «É Bom Falar português!».
2.     A frase que ilustra o emblema pretende significar não só as vantagens e a riqueza linguística desta Língua viva entre nós, como também demonstrar a afeição, o gosto e o preito do falante cabo-verdiano à Língua Oficial e à Língua segunda do país. 

Cláusula 4ª
(Membro)

Considera-se membro efectivo da LICALP, o cidadão, que em consciência e de livre vontade, aponha a sua assinatura neste documento, o que será demonstrativo e suficiente da sua adesão aos princípios que norteiam a Liga Cabo-verdiana dos Amigos da Língua Portuguesa.
Cláusula 5ª
Divulgação
 A divulgação dos objectivos da Liga Cabo-verdiana do Amigos da Língua Portuguesa, nos meios de comunicação social e das redes sociais adequados, é condição suficiente que consagra a existência a Liga Cabo-verdiana dos Amigos da Língua Portuguesa.  


Cabo Verde, Outubro de 2013.

(Junte-se a nós. Torne-se membro activo da LICALP)

Seguem-se subscritores:
Arcádio Monteiro
Arnaldo Vasconcelos França
Gabriel Moacyr Rodrigues
Ondina Maria Duarte Fonseca Rodrigues Ferreira
Óscar António Barbosa Ribeiro

Montepio - Linha Phone24 reconhecida pela qualidade no atendimento telefónico - Novembro 2014

Os resultados foram conhecidos no decorrer do Congresso Global Contact Center, numa cerimónia realizada a 13 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Neste Congresso o Montepio foi representado com o tema “Como transformar o seu colaborador em ‘conselheiro’ do cliente, motivado e entusiasmado”, tendo ficado a conhecer os resultados da avaliação da qualidade de serviço de atendimento telefónico, efetuado através de mistery calls, entre 6 e 27 de outubro.
De periodicidade anual, a avaliação assenta nos parâmetros da:

- Disponibilidade
- Educação e Amabilidade
- Expressão oral
- Aspetos agradáveis
- Tratamento da chamada
- Uso da linguagem
- Tipo de discurso
- Solução num único telefonema
- Conhecimentos e profissionalismo do Gestor de Contacto
- Adaptabilidade do Gestor de Contacto à situação
- Acolhimento / Despedida
Constatamos que a qualidade do atendimento na Linha Phone24 atingiu níveis muito elevados, com uma média final de 95,97%.
 

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

domingo, 23 de novembro de 2014

Lewis Hamilton - Campeão do Mundo de F 1 - 2014



F 1 - Abu Dhabi Grand Prix, Yas Marina Circuit, November 23, 2014

Hamilton celebrates with the trophy, Abu Dhabi Grand Prix, Yas Marina Circuit, November 23, 2014 © Getty Images

F C Porto em Angola - Novembro 2014 - Protocolo entre a Academia de Futebol de Angola (AFA) e os Dragões



Protocolo homologado com novo encontro ao mais alto nível

Jorge Nuno Pinto da Costa entregou a José Eduardo dos Santos o Dragão de Honra

Este sábado, na véspera do regresso da comitiva do FC Porto a Portugal, foi ratificado o protocolo entre a Academia de Futebol de Angola (AFA) e os Dragões, com delegações ao mais alto nível, de parte a parte. Tal como na sexta-feira, o presidente José Eduardo dos Santos, patrono da AFA, voltou a encontrar-se com o seu homólogo portista. Na sala VIP da Academia, Jorge Nuno Pinto da Costa entregou ao líder angolano o Dragão de Honra e uma camisola autografada dos portistas. Depois, lado a lado, na tribuna de Honra, assistiram aos encontros de futebol entre formações de ambas as instituições.

"É muito importante que crianças de dez anos se habituem a conviver nos dois países, porque eles serão os homens de amanhã. Com estas iniciativas compreendem que nós somos dois povos num povo só", afirmou o líder portista, que salientou que treinadores do FC Porto se poderão deslocar a Angola e que jovens do país terão a oportunidade de estagiar em Portugal. Jorge Nuno Pinto da Costa encontrou-se ainda com o popular cantor angolano Anselmo Ralph.

Os resultados dos jogos, disputados debaixo de muito calor, acabaram por ser a parte menos importante, tendo-se saldado por uma vitória para cada lado. Os Sub-11 azuis e brancos venceram por 5-1 os Sub-10 da AFA, com golos de Nuno, Hugo Félix, Gonçalo Esteves (2) e Marco Cruz. Já os Sub-15 perderam face à formação homóloga da AFA, por 2-1. A equipa de Luis Gonçalves marcou primeiro, por intermédio de João Serrão, através de um pontapé de canto, mas os angolanos deram a volta ao marcador, cum um golo em cada metade, de forma justa.
In http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Protocolo-homologado-com-novo-encontro-ao-mais-alto-nivel.aspx

terça-feira, 18 de novembro de 2014

domingo, 9 de novembro de 2014

F 1 - Brazilian Grand Prix, Interlagos, November 9, 2014

Nico Rosberg celebrates victory on the podium, Brazilian Grand Prix, Interlagos, November 9, 2014 © Getty Images

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Last Vegas - 2013


domingo, 2 de novembro de 2014

V de V - Endurence Series - Circuito do Estoril - 7, 8 e 9 Novembro 2014


Quarteto Artemsax - Projeto Giacometti - Almada Novembro 2014





F1 - United States Grand Prix - 2014

Lewis Hamilton hoists the winners' trophy aloft on the podium, United States Grand Prix, Austin, November 2, 2014

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Resultados do 3.º Trimestre 2014 da Caixa Económia Montepio Geral

Montepio informa sobre resultados do 3.º trimestre de 2014 da Caixa Económica Montepio Geral.

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Corrida Montepio 2014 – Obrigado por dar "Prioridade às Crianças"!

Foi um dia dedicado ao desporto, à saúde e à solidariedade que juntou, nas ruas da Baixa de Lisboa, mais de 10 000 pessoas que responderam ao apelo do Montepio e em conjunto reuniram 55 mil euros para o projeto da Cáritas, "Prioridade às Crianças", que tem o objetivo de combater a pobreza infantil.

A alegria e o espirito de equipa de todos marcaram o sucesso da iniciativa. O Clube Pelicas e as animações pensadas especialmente para as crianças fizeram a festa entre os mais novos, contribuindo para tornar este um dia inesquecível.

Rosa Mota, um dos destaques do dia, participou nos 5 km da caminhada com o presidente do Concelho de Administração, António Tomás Correia. O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, juntou-se aos 10 km da corrida.

Jéssica Augusto e Hermano Ferreira foram os grandes vencedores da prova, em que participaram sobretudo pelo convívio e para apoiar a causa da Cáritas. 
Classificações

Masculinos:
1.º Hermano Ferreira | 30,25 m
2.º Samuel Barata | 30,35 m
3.º José Gaspar | 31,02m

Femininos:
Jéssica Augusto | 33,46m
Ercília Machado | 34,30m
Vera Nunes | 35,34m
Visite o site Montepio Runner e aceda à galeria de imagens completa.

Obrigado!

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

European Le Mans Series - 4 Horas do Estoril - 19.10.2014 - A Partida

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Montepio apoia campanha nacional "Vamos ao Teatro"

O Montepio apoia a Campanha “Vamos ao Teatro”, que se encontra a decorrer desde o início do mês de outubro e que se irá prolongar em novembro de 2014. Trata-se de uma campanha nacional comunitária que convida toda a população a assistir aos espectáculos de dança, música e teatro.

Reconhecer o trabalho dos profissionais da área e possibilitar que surjam novos artistas e projetos, são alguns dos objetivos da campanha que aposta na projeção cultural do país.

Mantenha-se atualizado e consulte a página de Facebook e o canal de Youtube da campanha, que conta com a participação de vários artistas portugueses.

Não fique em casa e adira a este movimento!

Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

GP 3 Series - Estoril - 19.10.2014

domingo, 12 de outubro de 2014

Russian Grand Prix F 1, Sochi, October 12, 2014

Lewis Hamilton celebrates with the winners' trophy on the podium, Russian Grand Prix, Sochi, October 12, 2014 © Getty Images

Nico Rosberg and Lewis Hamilton celebrates Mercedes' constructors' title success, Russian Grand Prix, Sochi, October 12, 2014 © Getty Images
Max Chilton, Marussia and Charlie Whiting pose with a sign in support of Jules Bianchi, Russian Grand Prix, Sochi, October 12, 2014 © Sutton Images

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Japanese Grand Prix F 1, Suzuka, October 5, 2014

Lewis Hamilton poses with his winners' trophy on the podium, Japanese Grand Prix, Suzuka, October 5, 2014 © Getty Images

Jules Bianchi receives urgent medical treatment , Japanese Grand Prix, Suzuka, October 5, 2014 ©Sutton Images

LUSITANIA Seguros - Patrocina 8ª Série do Programa de Rádio "ENCONTROS COM O PATRIMÓNIO"

A Lusitania, seguradora do grupo Montepio, é o patrocinador oficial do programa de rádio “Encontros com o Património”, um caso de sucesso que vai já na 8ª série. Serão 34 programas semanais com emissão aos sábados, entre as 12.00h e as 13.00h, tendo início já este mês e término no final de junho de 2015.

A concretização deste projeto coordenado pela Direção-Geral do Património Cultural, através de uma parceria bem-sucedida com a rádio TSF permitiu que o mesmo se mantenha no ar há sete anos consecutivos.

Fonte: DGPC

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pink Floyd - The Endless River . 2014

A 10 de Novembro os Pink Floyd vão editar um novo disco, intitulado The Endless River.

sábado, 27 de setembro de 2014

Blue Jasmine - 2013


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MONTEPIO - Assista à peça "Ode Marítima" e beneficie de um desconto especial




De 25 de setembro a 05 de outubro de 2014

A peça de teatro Ode Marítima, baseada num dos poemas mais marcantes de Álvaro de Campos, volta a estar em cena no Teatro de São Luiz, até 5 de outubro, com o apoio do Montepio.

Os associados Montepio beneficiam de um desconto de 20% na compra dos ingresso (válido para associado e acompanhante).

Aproveite a nossa sugestão e não perca este espetáculo.

Onde: São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.
Quando: De 25 de setembro a 05 de outubro de 2014

Sessões de quinta a sábado às 21 horas e domingo às 17h30.

Saiba mais em "Ode Marítima".
 

Fonte: Montepio | Direção de Marketing
 

domingo, 21 de setembro de 2014

Singapore Grand Prix - F 1 - 2014

Lewis Hamilton celebrates in parc ferme after winning the Singapore Grand Prix and taking a three-point lead in the championship
© Getty Images

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Montepio Apoia a Feira de Empreendedorismo do Distrito de Setubal - Setembro 2014

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro realizar-se-á, nas instalações do Centro de Empresas Maquijig, a Feira de Empreendedorismo do Distrito de Setúbal, que conta com o apoio do Montepio.

O principal objetivo deste evento é apresentar, através de um Market Place, empresas de diversos setores de atividade do Distrito de Setúbal.

A disposição da Feira organiza-se em quatro áreas distintas:

Área do Market Place - stands com cerca de 100 empresas;
Área de Conferências e Workshops - 50 apresentações sobre Empreendedorismo, Inovação, Networking e outras temáticas de interesse para a comunidade empresarial;
Área de Networking - agendamento de reuniões com a plataforma meethub;
Área Maker Space - "Oficina" com demonstrações, workshops e fabricação com tecnologia digital (impressão 3D, bordados, maquinação CNC, eletrónica, Design CAD, entre outros).

Todos os visitantes poderão também contar com momentos de degustação de produtos regionais (vinho, moscatel, tortas e queijos de azeitão) e uma área de restauração.

Participe! A entrada é livre.


Fonte: Montepio | Gabinete de Relações Públicas Institucionais

2ª Corrida MONTEPIO - 2014



terça-feira, 16 de setembro de 2014

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Italian Grand Prix - F 1 - 2014

Lewis Hamilton sprays champagne on the podium, Italian Grand Prix, Monza, September 7, 2014 © Getty Images

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

BCE surpreende e coloca juros em novo mínimo histórico - 04.09.2014


(actualizado às )
Para combater a deflação, o banco central baixou a taxa de refinanciamento para 0,05%, o valor mais baixo de sempre.
Depois de em Junho ter baixado as taxas de juro de referência para níveis historicamente baixos e anunciado um pacote de medidas de estímulo económico, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira voltar a reduzir os juros.
Perante o risco de a economia da zona euro entrar num período de deflação, a autoridade monetária cortou a principal taxa de juro de refinanciamento – dos empréstimos do BCE aos bancos – de 0,15% para 0,05%.
A taxa de depósitos, que em Junho o banco central colocou em terreno negativo pela primeira vez, volta a baixar. O BCE decidiu fazer um corte de -0,1% para -0,2%.
A decisão foi tomada na reunião desta quinta-feira do conselho de governadores da autoridade monetária, em Frankfurt, onde as medidas não são consensuais. “Não foram tomadas por unanimidade”, afirmou Mario Draghi, presidente do BCE, em torno de quem estão agora concentradas as atenções dos mercados.
Depois de dizer há cerca de duas semanas, em Jackson Hole (Estados Unidos), que o BCE “usará todos os instrumentos disponíveis necessários para assegurar a estabilidade de preços na zona euro”, o presidente do banco central fala entretanto aos jornalistas em Frankfurt, onde explica as decisões de política monetária do banco.
O anúncio contrariou as expectativas de analistas e está já a fazer recuar o valor do euro, que pouco depois das 13h descia perto de 1%, para 1,315 dólares.
Analistas previam que o BCE pudesse manter as taxas de juro inalteradas, admitindo que o banco central seja igualmente forçado a actuar no campo das chamadas medidas de política monetária “não-convencionais”. Uma das perguntas em aberto é saber por que caminho poderá ir Mario Draghi, depois de em Junho já ter lançado um pacote alargado de medidas de estímulos com o objectivo de controlar a descida dos preços e fazer chegar o crédito à economia real. Entre essas medidas está um programa de novos empréstimos de longo prazo dirigido aos bancos (e outras instituições financeiras) que emprestem às empresas e aos particulares.
Um cenário avançado pelo jornal Financial Times passa pela compra de derivados financeiros de pacotes de empréstimos vendidos a investidores.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Belgian Grand Prix - F1 - 2014

Daniel Ricciardo drinks champagne on the podium after his third career win, Belgian Grand Prix, Spa-Francorchamps, August 24, 2014 © Sutton Images